Home Renda Fixa Taxa Selic em alta: o que isso quer dizer?

Taxa Selic em alta: o que isso quer dizer?

Taxa Selic em alta: o que isso quer dizer?
Financial Analysis with graphs and data in brazil

SELIC – Sistema Especial de Liquidação e Custódia é um programa virtual em que os títulos do Tesouro Nacional são comprados e vendidos diariamente por instituições financeiras.

A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela refere-se também à taxa de juros apurada nas operações de empréstimos de um dia entre as instituições financeiras que utilizam títulos públicos federais como garantia, chamada Taxa Selic Over.

Criada em 1979, um período em que a economia brasileira enfrentava um cenário de hiperinflação. Seu objetivo sempre foi ser uma ferramenta de controle da inflação: qualquer mudança que o Banco Central do Brasil fizer na taxa resultará em uma alta ou queda da inflação

Os movimentos da Selic influenciam todas as taxas de juros praticadas no país – sejam as que um banco cobra ao conceder um empréstimo, seja as que um investidor recebe ao realizar uma aplicação financeira.

A taxa Selic interfere direta e indiretamente no dia a dia dos brasileiros. Definida como os juros básicos da economia, essa taxa serve de base para os demais juros cobrados nas operações de crédito e em boa parte dos investimentos em renda fixa.

Hoje ela está atrelada em 4,25% ao ano e a projeção é de que ela aumente até o final de 2021, podendo chegar próximo de 7%.

Quando a inflação aumenta, como é o cenário atual, o BC utiliza a política monetária que é subir a Selic para encarecer o custo do crédito e, assim, ‘esfriar’ a economia e, consequentemente, controlar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – no acumulado de 12 meses até maio, a alta é de 8,06%.

É o Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central que determina o valor da Selic. Ele se reúne a cada 45 dias para definir se a Taxa Selic aumenta, diminui ou se mantém estável.

Quando a Selic está em alta, é uma boa oportunidade para investir em renda fixa como o Tesouro Direto.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here